sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO

Dia 11 de Setembro de 2010 • Das 9 às 14 horas
Novo Local: R. Rego Freitas, 192– São Paulo – SP – Centro

Pertinho da Praça da República
FONE: 3054-1800

Poste suas propostas e sugestões neste Blog, no espaço reservado aos comentários. Para inscrever-se ou comunicar-se diretamente com a Comissão Organizadora, envie e-mail para:
mudarsaopaulo@gmail.com

Há 16 anos a mesma política conservadora governa São Paulo, e as consequências desse continuísmo são visíveis na área da Educação, que vem colhendo os piores resultados em exames internacionais e nacionais, fruto de políticas vergonhosas para o professorado e desrespeitosas para com estudantes da escola pública, pais e comunidade, privados do direito de acesso ao saber e à cultura e até mesmo de acesso cidadão às dependências da unidade escolar. Essa mesma política conservadora tem outra vítima: a Cultura.
O atual secretário da Cultura, Andréa Matarazzo, e seu nomeado para a presidência da TV Cultura, João Sayad, não escondem seu desejo de fechá-la ou de se livrar dela, nos moldes neoliberais – como fizeram com o Banespa. Por entender que é hora de mudar o rumo dessa situação em nosso estado e colocá-lo em sintonia com o restante do Brasil, convidamos você para nosso Seminário de Cultura e Educação.



PROGRAMAÇÃO
9h – ABERTURA: Apresentação de Música Popular e interpretação breve de textos literários.
9,30h – Mesa 1: DEBATE: Cultura e Educação: Realidade e possibilidades em São Paulo. Prof. Dr. Marcos Silva, Titular de História USP e prof. Fábio Wolf, doutorando da PUC-SP.
11,00h – Intervalo para o lanche.
11,30h – Mesa 2: DEBATE: Cultura na Educação: Grupos culturais comunitários e cineclubismo na escola: realidade e possibilidades. João Luiz de Brito Neto, Cineclube Kinopheria, Diogo Gomes dos Santos, Centro Cineclubista de São Paulo.
13,30 – ENCERRAMENTO: Apresentação do espetáculo de Pastoril grupo Ô de Casa e confraternização.

11 comentários:

  1. Anônimo disse...
    Dou minhas primerias contribuições:

    1) Minha proposta é que os cineclubistas ajudem a Associação de Moradores e Amigos da Rua Paim, no Bixiga, organizar atividades de cinema na comunidade.

    2) Também precisamos contribuir com o processo de revitalização do Museu Memória do Bixiga.

    3) Contribuir com a estruturação das velhas guardas do Bixiga (atores, músicos, moradores, sambistas, poetas e escritores, trabalhadores etc).

    Vanda Queiroz
    Presidente da AMARP

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  2. Olá, tenho algumas idéias, uma pequena contribuição.

    Provavelmente vou repetir idéias que ja são consenso entre os que enxergam o estado de degradação em que se encontra o sistema educacional do nosso estado e consequentemente sabe da necessidade de mudanças. De qualquer modo coloco novamente na roda:

    É preciso organizar eventos, sejam eles esportivos ou culturais, nos finais de semana em todas as escolas da rede pública.
    Para isso acontecer os professores e organizadores precisam estar entrosados, imbuídos dos mesmos ideais. A comunidade tem que ser convidada a aproximar-se do convivío escolar e precisa conhecer a importância que a educação tem na vida de seus filhos e no futuro da classe trabalhadora.

    2 - Os alunos tem o direito de conhecer e usufruir as novas tecnologias disponíveis , e as escolas também tem que abraçar isso como meta. Não só fornecendo estrutura fisíca para isso, mas indicando o melhor uso para tal. Bibliotecas e computadores conectados a internet devem ser o minímo de infra estrutura exigido para que uma escola funcione.

    Por enquanto é isso, logo que tiver mais coisas para acrescentar volto a postar aqui.

    Abraço a todos

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  3. “A raiz do conhecimento é amarga, mas seu fruto é doce.” ( Aristóteles )

    A educação em um Governo Democrático Popular, deve ser democrática, agradável, com objetivo preciso e voltado, principalmente para a periferia da “sociedade”, pois é essa parte abandonada pelo Poder Público, a razão de ser de tal tipo de governo.

    Qual deve ser este objetivo? Resposta simples: preparar para a vida. Mas esse preparar para a vida, não significa, em absoluto, preparar para o “mercado”. Isto pode ser conseqüência, mas não é o primordial. O primordial é formar um Ser Humano que possa desenvolver todas as suas potencialidades, exercitando sua rebeldia através de uma cultura solidária, libertária e igualitária, formar enfim, um Ser Humano realmente HUMANO!
    Para que isso aconteça é necessário levar toda cultura produzida para essa população. É preciso que essa população tome posse desse conhecimento, patrimônio da humanidade, hoje concentrado nas mãos de uma “elite” sem nenhum compromisso com o gênero humano. E o veículo para essa tomada é a Escola, logo, é necessário que o povo, organizado em Conselhos Populares de Educação, se aproprie da Escola, participe da elaboração,execução e fiscalização do processo educativo. Afinal, trata-se do futuro de nossos filhos, netos e bisnetos.
    Como parte deste povo, apresento algumas sugestões.
    - A grade curricular existente deve ser ampliada com aulas de Música, Cinema, Teatro, dança, etc., para tornar o estudo mais agradável, pois do jeito que esta é muito chato e desinteressante. Aproximar a cultura popular da ciência, que é cultura erudita, para que a raiz do conhecimento não seja tão amarga.
    - As aulas não precisam ser em locais fechados. Passeios culturais com visitas a Museus, Pinacotecas, Bibliotecas, Cineclubes, etc.,devem ser atividades permanente de professores, juntamente com alunos. Tudo financiado pelo Estado.
    - À obrigatoriedade do espanhol, acrescentar o latim,mãe de nosso idioma e de nossa cultura.
    - Se os governos das elites criaram as universidades públicas para formarem seus filhos, o dever de um governo popular é criar a Universidade do Povo para formar nossos filhos e netos, aberta, principalmente, para os trabalhadores e seus descendentes.
    Mas se o atual governo do Estado quer acabar ou restringir o ensino de História, Geografia e Literatura para que a grade receba a Filosofia, a Psicologia, a Sociologia e a Religião alegando falta de tempo, como ampliar esta grade? Implantando a jornada de oito horas, ou seja, a educação em tempo integral.
    Sem mais agradeço:
    Mario Silva Lima

    pri.lsilva@hotmail.com

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  4. Sou professora da rede estadual há quase quatro anos. Trabalho em uma escola que é polo de inclusão. Esse sistema tucano exclui, primeiro o professor, mal remunerado e mal qualificado para atender "a escola para todos". Salas lotadas, falta de profissionais da educação e da saúde. Precisamos de enfermeiros, psicólogos, psicopodagogos, médicos... Se faz necessária a parceria da educação com a saúde, não só no que diz respeito ao aluno, mas também ao professor, adoentado por conta das péssimas condições de trabalho.
    Oxalá, que um dia a "escola do Mário" possa transformar as pessoas e as suas vidas!!!

    Patrícia Silva Lima
    patriciaslima@hotmail.com

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  5. 1.Defender a Rádio e TV Cultura, dotando-a de uma gestão verdadeiramente democrática e transparente, que a coloque na vanguarda da produção cultural do estado.

    2.Lutar pela democratização dos meios de comunicação.

    3.Criação de circuito cineclubista na rede pública estadual.

    4.Divulgar a filmografia brasileira e a internacional de qualidade nos cineclubes formados nas escolas públicas do estado.

    5.Elaboração de programa de formação de cineclubes nas escolas estaduais.

    6.Organizar cursos sobre audiovisual, história do cinema e cinema brasileiro para professores e alunos das escolas públicas do estado.

    7.Elaborar propostas de leis e de políticas públicas que estimulem o surgimento de novos autores de literatura, novos artistas de teatro, dança etc.

    8.Apoiar a revitalização do Museu Memória do Bixiga.

    9.Apoiar a velha guarda do Bixiga.

    10.Minha proposta é que os cineclubistas ajudem a Associação de Moradores e Amigos da Rua Paim, no Bixiga, organizar atividades de cinema na comunidade.

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  6. 11.Organizar atividade cineclubista no Bixiga.

    12.Desenvolver programa de leitura na escola para crianças a partir da mobilização de estudantes, professores e voluntários.

    13.Abrir escola para manifestações culturais populares e comunitárias elegendo a escola como polo de produção e difusão cultural.

    14.Aproximar Secretaria da Cultura da Secretaria da Educação, de modo a que equipamentos e programas sejam mobilizados e maximizados em ações conjuntas.

    15.Formação de circuito cultural na rede pública estadual de ensino.

    16.Promoção de festivais culturais nas escolas públicas.

    17.Desenvolver programa de leitura domiciliar para idosos a partir da mobilização de estudantes, professores e voluntários da comunidade a partir da escola.

    18.Defender as pequenas e médias editoras, responsáveis pelo lançamento de novos autores, novos projetos editoriais e pela grande diversidade temática e parte dos empre
    gos do setor no estado.

    19.Declarar fundado o Fórum Mudar São Paulo de Cultura e Educação, de maneira a que a coordenação que organizou o Seminário encaminhe novas reuniões, ações, encontros seminários etc. para elaboração de propostas e para pressionar o poder público, porque a luta não se resume nem acaba em 3 de outrubro.

    20.Abrir a escola para manifestações teatrais da comunidade aos fins de semana.

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  7. 21.Estimular a formação de grupos teatrais nas escolas.

    22.Equipar bibliotecas das escolas e concursar profissional bibliotecário habilitado.

    23.Franquear uso das bibliotecas, de modo organizado, à comunidade em que a escola se situa.

    24.Ampliar a permanência do estudante na escola pública. Para isso, a grade curricular existente deve ser também ampliada com aulas de música, cinema, teatro, dança entre outros.

    25.As aulas não precisam ser em locais fechados. Passeios culturais com visitas a Museus, Pinacotecas, Bibliotecas, Cineclubes, etc.,devem ser atividades permanente de professores, juntamente com alunos. Tudo financiado pelo Estado.

    26.Incluir na grade noções de história de nossa língua, de maneira a que se conheça as raízes de nosso idioma: o latim e o grego.

    27.Não à adoção de apostilas de sistemas privados na escola pública.

    28.Criar programa que auxilie a organização de grêmios estudantis, principalmente nas escolas de Ensino Médio.

    29.Estimular a leitura por meio de programas que façam chegar ao estudante e ao professor obras da literatura universal, brasi
    leira e popular.

    30.Elaborar políticas públicas e programas de governo que efetivamente encaminhem a aplicação da lei 10.639, que trata dos conteúdos culturais relativos à afrodescendência, nas escolas públicas do estado de São Paulo.

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  8. 31.Elaborar projeto de lei que garanta tratamento decente ao professor do ensino superior privado, hoje o principal formador de professores da Educação Básica pública, que no entanto é compulsoriamente demitido quando conquista titulação de mestre ou doutor.

    32.Garantir o direito à formação continuada do professor durante o período de trabalho.

    33.Melhorar a infraestrutura digital das escolas e o acesso à internet, de modo a garantir ao estudante da escola pública seu direito às novas tecnologias.

    34.Desenvolver circuito desportivo na rede pública de ensino, com realização de torneio entre escolas.

    35.Desenvolver programas de incentivo ao esporte solidário não competitivo na comunidade a partir da escola.

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  9. Muito bom a realização deste seminário. Parabens Jeosafa. Minha contribuição é na area das escolas. Deviamos lutar para a criação de lei que obrigassem as escolas estaduais manter corpos estaveis artisticos, no minimo 4: dança, musica, teatro e audiovisual (cineclube), com professores ou monitores especificos responsaveis.
    Eduardo Paes Aguiar - cineclubista e professor

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  10. Algumas propostas para as artes plásticas:

    - Abertura de espaços novos e democráticos - galerias, pinacotecas e museus - para exposições de artistas plásticos de todas as linguagens existentes hoje.
    - Maior presença do Estado no incentivo às artes plásticas, com a criação de festivais, concursos, competições de arte e outras formas de incentivo a novos e velhos artistas.
    - Que todos tenham o direito de fruição das artes, com museus a preços populares, programas que atraiam mais e mais pessoas para museus e galerias.
    - Fim da imposição do mercado capitalista de uma estética ininteligível, elitista e distante do público. Fora o pensamento único onde predomina o conceitual e a abstração.
    - Mais financiamento do Estado para ateliês de arte, galerias e espaços artísticos mais democráticos.
    - Que as mostras de arte vindas do exterior sejam acessíveis a toda a população, com programas que atraiam todas as faixas da população e todas as escolas públicas, para que TODOS possam ter acesso às grandes obras dos grandes mestres.

    Mazé Leite, artista plástica

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  11. A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA: Acessem texto no meu blog http://artemazeh.blogspot.com/2010/09/gente-nao-quer-so-comida.html ou no PORTAL VERMELHO:
    http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=3486&id_coluna=74

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